sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Crise dos 30


Depois de uma vida inteira sem escrever por causas próprias, aqui estou. Redatora em pausa na carreira, cursando doutorado em Linguística, honestamente apavorada com a tela em branco. 


Na última vez que escrevi para mim e umas poucas pessoas, diga-se amigos, familiares e ex crushes, ainda não havia Google Docs e os meus  falecidos blogs ficavam em domínios hoje também inexistentes. A própria palavra “crush” foi incorporada à Língua Portuguesa depois dessa época. 

.

Coincidentemente, desta vez, estou escrevendo no Docs, refletindo se devo inserir ou não este e os possíveis futuros textos em um espaço aberto. A ideia, a princípio, é compartilhá-los com a minha primeira leitora. Aliás, esta retomada é também uma homenagem à melhor prima do universo - aquela que te pede para voltar ao ofício. 


De outra parte, é uma forma de materializar as divagações já escritas na minha cabeça, as quais por ordem da vida acadêmica, que também ordenou excelentes dores nos meus  joelhos, nunca saíram do plano das ideias - longas histórias.


Nas editoras, a assinatura dos textos e livros saem em nome das companhias - nada mais justo, afinal, existem propostas, revisões e contratos. No raso, assim me sinto muito mais confortável. 


Voltar a escrever publicamente aos  30 é um ato profundo de exposição e, segundo o meu psicólogo, sinto-me bem quando estou escondida. Apesar disso, o que menos tenho feito na vida é me esconder. Paradoxos. Aqui estou, redigindo as “palavras, atos e omissões” que, por mais de dez anos, têm me pixado internamente.   


2 comentários:

  1. Sim, escrever é um ato de exposição.
    Sim, escrever custa para quem é avesso a mostrar-se.
    Mas escrever é necessário.
    A escrita é, para quem tem o dom, talvez o cunho mais duradouro que podemos deixar da nossa existencia.

    ResponderExcluir
  2. Uma exposição enorme. Como eu sou imperfeita, inconstante e intensa, morro de medo de escrever besteiras. Mas não dá para evitar. Escrevo porque preciso. Muito obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir